Assinatura de Energia Solar

A energia solar vem se popularizando pela economia que pode gerar na conta de energia, mas a verdade é que nem todo mundo tem como adquirir painéis solares, seja pelo alto custo do investimento, seja por falta de espaço e insolação para instalá-los no seu imóvel.


Mas existe outra maneira de se beneficiar da geração de energia solar e economizar na conta de energia, trata-se de uma modalidade menos conhecida que envolve o modelo de assinatura, tal qual um serviço de streaming, como a Netflix. Estamos falando da geração distribuída, que também poderia ser chamada simplesmente de assinatura de energia solar.


Nessa modalidade, o usuário não precisa ter estrutura para a instalação de painéis solares no seu imóvel, nem fazer qualquer alteração nele ou mudar sua relação com a distribuidora de energia.

Ele simplesmente passa a pagar uma mensalidade para uma empresa responsável pela geração de energia solar em troca de créditos na sua conta de energia referentes ao seu consumo.
Dessa forma, mesmo com o pagamento da mensalidade e das tarifas obrigatórias de energia, ainda é possível economizar até 20% na conta de energia, sem qualquer investimento inicial de grande porte ou mudanças técnicas no imóvel.

Como funciona

A assinatura de energia solar consiste num modelo em que empresas montam fazendas solares em terrenos de baixo custo, geram a energia e a injetam na rede geral, contribuindo para uma matriz energética mais limpa.


Essas empresas então comercializam, na forma de créditos, a energia gerada e injetada na rede. Os clientes são pessoas físicas e jurídicas que não têm como instalar placas solares no seu próprio imóvel e que assinam o serviço para ter um desconto na conta de energia.


Os beneficiários pagam uma mensalidade à empresa para obter créditos na conta de energia equivalentes ao seu consumo mensal. A geradora, por sua vez, informa a concessionária da região todos os meses sobre quem são seus beneficiários e a quanta energia solar cada um deles têm direito.

Na vida do usuário, não muda praticamente nada. Não é preciso instalar qualquer tipo de equipamento em casa, mudar o medidor ou passar por visita técnica. Basta aderir ao serviço – o que pode ou não ter um custo – e passar a pagar as mensalidades. Sua conta de energia chegará normalmente todo mês, já com a informação dos créditos a serem abatidos. Ao se assinar esse tipo de serviço, a economia na conta varia de 5% a 20%. É que os encargos fixos, como a taxa de disponibilidade (consumo mínimo), a taxa de iluminação pública e o ICMS – que na maioria dos estados continua sendo cobrado, com exceção de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará, precisam continuar sendo pagos. Mas, de qualquer forma, a soma do que se paga à concessionária e do valor da assinatura será inferior ao que se paga hoje na conta de energia, desde que o consumo atual do cliente seja superior ao valor mínimo.

Quem pode se beneficiar do serviço

Todas as unidades consumidoras sejam pessoas físicas ou jurídicas, desde que não tenham energia contratada no mercado livre de energia (ACL). A assinatura de energia solar é mais acessível por não ter investimento inicial e o desconto começar a aparecer na conta de energia quase imediatamente após a contratação.

No entanto, para contratar o serviço, é preciso que a empresa que irá fornecer os créditos tenha sua usina solar localizada na mesma área de atuação da concessionária de energia que fornece a eletricidade para o imóvel do usuário. Em outras palavras, consumidor e usina geradora precisam estar na mesma área de concessão.

Quero ser um investidor

Você também pode estar na outra ponta. Ser proprietário da usina (ou cotas) que produzirão a energia a ser disponibilizada para a geração distribuída. Por exemplo: O telhado da sua empresa pode ser o local ideal para gerar a energia, com investimento reduzido (visto que a estrutura já está lá), baixo custo de conexão com a rede (pois você já está conectado) e 100% dessa energia gerada é injetada na rede e disponibilizada para ser compartilhada entre os assinantes. Você permanece com o contrato de energia no mercado livre (ACL) com as mesmas vantagens de hoje. Essa é somente uma das formas de implantar, existem diversas outras possibilidades.


Cuidamos de todo processo, desde o projeto, licenças, técnico, construção, operação, conexão e administrativo (contratos) e sua principal tarefa é acompanhar os resultados e receber a participação financeira mensalmente dos contratos.