Infraestrutura de recarga para Veículos Elétricos
O Brasil assumiu um compromisso no marco COP 26 que busca a redução das emissões globais de CO² em 50% até 2030, sendo que diversos setores da economia têm relação direta para o atingimento desta importante meta ambiental.
A Eletromobilidade alinhada com à adoção de projetos ESG na busca por energias limpas e renováveis, se apresenta como um meio de grande contribuição para alcançar as metas assumidas. Conforme Carta da Eletromobilidade da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), considerando os benefícios da eletrificação do transporte público, transporte de cargas e do uso dos veículos elétricos urbanos, busca-se reduzir os 21% das emissões globais de gases de efeito estufa emitidos pela frota global de veículos a combustão.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Automobilística (ANFAVEA), o Brasil precisará de aproximadamente 150.000 pontos de recarga públicos até 2035, exigindo investimentos na ordem dos R$14 bilhões.
As instalações elétricas precisam estar preparadas e dentro dos requisitos normativos e legais para receber as estações de recarga para uma recarga segura dos veículos elétricos. No Brasil temos os requisitos normativos da ABNT NBR 17019 (Instalações elétricas de baixa tensão — Requisitos para instalações em locais especiais — Alimentação de veículos elétricos). No Brasil temos os requisitos normativos da ABNT NBR 17019 (Instalações elétricas de baixa tensão — Requisitos para instalações em locais especiais — Alimentação de veículos elétricos).
As estações de recarga de veículos elétricos são classificadas de acordo ABNT NBR IEC 61851-1, os Modo 3 e 4 de recarga, são os equipamentos adequados para uma instalação em local público, trazendo maior segurança na instalação e possibilitando gerenciamento remoto, conforme exigido na resolução 1000 da ANEEL.
- Modo 3: Recarga em corrente alternada (Recarga lenta / Semirrápida) com alimentação a rede permanentemente conectada;
- Modo 4: Recarga em corrente continua (Rápida e Ultrarrápida) com alimentação a rede permanentemente conectada.
Instalar um infra-estrutura de recarga na sua empresa, não só oferece para os usuários dos veículos elétricos um diferencial ao visita-lo, mas demostra claramente aos seus colaboradores e para a comunidade a preocupação com os projetos ESG e o engajamento com a Eletromobilidade, contribuindo para a redução da emissão de CO².