O que é e para que serve uma Subestação Elétrica?

As empresas consomem quase a metade da energia produzida no nosso país, por isso, hoje vamos falar sobre como é importante ter uma subestação elétrica na empresa.

Mas antes de falar sobre a subestação, temos uma pergunta para te fazer:

Você sabe como a energia elétrica chega até a sua empresa?

Não?! Vamos esclarecer alguns pontos para que assunto fique de fácil compreensão.

Como você já sabe a energia elétrica pode ser produzida de várias formas: usinas hidroelétricas, termoelétricas, nucleares, eólicas, fotovoltaicas, entre outras.

A energia sai da usina direto para uma subestação de transmissão, onde ela passa por um transformador.

Aqui, ela eleva a tensão da geração para níveis muito superiores, tornando assim, possível transmiti-la a longas distâncias.

A eletricidade segue seu caminho para as cidades por uma rede de alta tensão.

Próximo às cidades, há subestações rebaixadoras que reduzem a tensão a níveis muito menores.

É nessa tensão que a energia é encaminhada para as indústrias e, muitas vezes, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo da empresa.

Por isso, a subestação elétrica é essencial. Com ela você pode alterar a tensão elétrica de acordo com a necessidade dos equipamentos, através dos transformadores.

Agora que já falamos um pouco sobre como a eletricidade chega até o seu negócio, vamos falar da importância da subestação na sua empresa.

Saiba o que é uma subestação elétrica

A subestação elétrica é responsável pela transformação, proteção, controle e manobra da energia elétrica.  Consumidores atendidos em média tensão (de 1,0 KV a 36,2 KV), necessitam de uma subestação elétrica.

Subestação elétrica na empresa

Como já citamos aqui, a energia percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações até chegar ao consumidor final.

Por isso, é fundamental ter uma subestação. Com ela, é possível transformar a energia elétrica para níveis ideais para o funcionamento do maquinário, evitando perdas e danos.

E para realizar essa distribuição é necessário um projeto que deve ser realizado por uma empresa habilitada.

Geralmente, são obras de grande porte e alta periculosidade, principalmente no momento de energização.  É por isso que é  indispensável a contratação de uma empresa para a gestão e construção deste tipo de projeto.

Com uma empresa qualificada, você irá dimensionar a sua subestação de acordo com a necessidade da sua empresa, seguindo todas as normas exigidas.

Para iniciar o seu projeto é fundamental ter em mente que as subestações são classificadas das seguintes formas:

  • Quanto à função
  • Quanto ao nível de tensão
  • Quanto ao tipo de instalação
  • Quanto à potência instalada.

Manutenção preventiva em subestação elétrica

É fundamental que a subestação seja incluída no planejamento de manutenção preventiva, para garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia.

Esse serviço deve ser realizado anualmente, seguindo as exigências do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

Saiba o que é importante examinar durante a manutenção elétrica preventiva na subestação:

  • Trincas em isoladores
  • Efeito da Umidade, Gases Atmosféricos e Poluentes Urbanos
  • Influência da poeira
  • Conexões dos equipamentos da subestação de energia elétrica
  • Medição de Temperatura dos Equipamentos da Subestação
  • Variação da temperatura ambiente

Também é necessário realizar uma limpeza geral da subestação, observando a conservação geral dos equipamentos e a presença de poeira em conexões elétricas e contatos.

Enfim, agora você já sabe o que é e qual o papel de uma subestação na empresa.

Se ficou alguma dúvida ou ainda, você já tem uma subestação elétrica, vai ampliar ou precisa de manutenção preventiva, não deixe de fazer contato. Converse com a equipe de especialistas da P3 Engenharia para fazermos uma avaliação sem compromisso.