Tudo nasce do projeto: Redução de custos na execução com um projeto bem elaborado
Você já deve ter ouvido que uma obra pode dar muita “dor de cabeça”, com desafios de todos os tipos.
Muitas vezes o cliente na hora de contratar um projeto prefere não investir na interligação/compatibilização entre as diversas disciplinas de projeto que uma obra contempla, bem como, em uma boa gestão de execução da obra, o que pode ser considerado um grande erro, pois, a compatibilização garante uma verificação e correção antecipada de interferências entre as disciplinas envolvidas no projeto e a gestão de execução da obra faz um controle dos projetos elaborados, garantindo que a execução será o mais fiel possível do projetado.
A tecnologia de projetos está evoluindo rapidamente e atualmente os projetos na plataforma BIM dão condições de avaliar minuciosamente interferências na fase de projeto, minimizando surpresas indesejáveis na hora da execução.
Se a verificação for realizada somente na fase de execução, muitas vezes os executores precisam replanejar a obra, tomando tempo, gastando materiais adicionais e até mesmo mudando significativamente o traçado e locais previstos de execução. Alterações desse porte além de gerar atrasos na obra e gastos adicionais não previstos, inviabiliza a consulta futura dos projetos para manutenção e ampliações, pois os mesmos não refletem mais a realidade da edificação.
A imagem a seguir mostra um exemplo de interferência detectada durante a compatibilização de disciplinas de um projeto industrial e problemas evitados durante a fase de execução:
Já a imagem abaixo mostra diversas disciplinas devidamente ajustadas, garantindo eficiência na obra:
Mas afinal, de quem é a responsabilidade de compatibilizar as disciplinas de projeto?
Um projeto completo é aquele onde cada disciplina (ou conjunto de disciplinas) é elaborado por um projetista especialista, sendo assim, todos os projetistas recebem como base inicial a arquitetura e as premissas do projeto.
Partindo da arquitetura como base de todo o desenvolvimento, é comum e recomendável que a equipe de arquitetura / engenharia civil realize a compatibilização e informe aos projetistas qual deve ajustar itens de seu projeto.
As disciplinas que usualmente compartilham o espaço em uma obra completa são:
- Arquitetura / Layout
- Sondagem de solo
- Projeto de terraplanagem
- Projeto estrutural e metálico
- Projeto hidrossanitário
- Projeto elétrico
- Projeto preventivo contra incêndios (PPCI)
- Projeto de telecomunicações
- Projeto de utilidades industriais
- Projeto de climatização, refrigeração, exaustão e ventilação
- Entre outros, conforme necessidades especificas de cada obra.
São muitos fatores que podem trazer desvios no planejamento de uma obra, portanto, contratar projetistas experientes, uma compatibilização profissional e adequada e uma gestão de obra irão trazer muita economia e eficiência na obra!
A P3 Engenharia Elétrica conta com uma equipe experiente para elaborar e executar projetos elétricos bem estruturados, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!
Somos especialistas no desenvolvimento de projetos elétricos industriais para diversos segmentos.
Texto escrito por Rodrigo de Sousa – Diretor de Projetos.