Por Que Contratar Uma Empresa De Engenharia Elétrica Especializada No Segmento Têxtil?

A P3 Engenharia é uma empresa especializada no atendimento ao segmento têxtil. Sediada no vale do Itajaí, região de várias das maiores potências do segmento têxtil nacional, a P3 vêm há mais de quinze anos elaborando projetos e laudos, executando instalações e ampliações, e prestando assessorias especializadas para esse ramo. Sempre garantindo a qualidade dos trabalhos prestados e a satisfação dos clientes atendidos. Possuímos equipes de engenharia e execução gabaritadas e experientes, conhecedoras das necessidades e dificuldades mais específicas que este segmento pode apresentar. Por essa razão, a P3 Engenharia garante que todos os setores tenham envolvimento direto nas execuções de seus projetos, fazendo constantes reuniões de apresentação e alinhamento dos trabalhos em andamento. Essa comunicação constante e troca de informações permite que desvios e problemas sejam identificados o mais cedo possível, e ajustados da melhor forma e sempre pensando na satisfação do cliente.

Notório por suas indústrias de grande porte e aplicação de grande volume de maquinário em suas plantas, o segmento têxtil industrial é sempre foco das atenções quando se fala sobre gestão e eficiência energética. Considerando o seu expressivo consumo energético dentro do cenário industrial brasileiro, não é surpresa que cada vez mais esse mercado venha buscando o desenvolvimento, mantimento e expansão de suas instalações elétricas.

Dessa forma, vimos hoje apresentar um pouco sobre as dificuldades relacionadas às instalações elétricas do setor têxtil, bem como oportunidades de investimento vitais para qualquer indústria que não queira lidar com lucros cessantes e paradas indesejadas. Qual a importância de um acompanhamento técnico especializado? O que devo fazer na minha indústria para garantir que não haja desperdícios e perdas com energia elétrica? Essas perguntas e ainda mais serão respondidas nesse artigo.

Falando de projetos de expansão ou instalação de plantas fabris deste segmento, deve ser realizado um amplo estudo das cargas a serem alimentadas, de forma a garantir o correto dimensionamento das proteções e sistemas de distribuição. Com isso, os projetos devem ser realizados por equipes especializadas no segmento, que possam prever todas as dificuldades e dimensionar a melhor solução para o caso, como também é indispensável o perfeito alinhamento e envolvimento entre o time de engenharia, responsável pelos estudos e desenvolvimento dos projetos e a equipe de execução, responsável pela execução da instalação propriamente dita. Pequenas mudanças e ajustes conforme demandas identificadas in loco podem afetar significativamente a qualidade da entrega final, caso não alinhadas e estudadas da forma correta. As execuções das instalações devem, também, seguir um rigoroso planejamento inicial, de forma a garantir o cumprimento de prazos e a qualidade final dos trabalhos. Por isso, devem sempre ser realizados cronogramas customizados à realidade e particularidades de cada obra e de cada cliente, garantindo o perfeito alinhamento entre as expectativas e a obra em andamento.

Outro ponto de vital importância, no segmento em questão é que seja realizada a gestão do consumo de energia das plantas fabris. Considerando o altíssimo consumo das plantas, ações simples como uma análise tarifária (que busca identificar inconsistências nos contratos entre o consumidor final e as concessionárias de energia) podem ter um alto impacto no valor final da fatura. Além disso, essa mesma análise pode evitar a cobrança de diversas multas por parte da concessionária, por uso excessivo do sistema de distribuição. Através de um estudo detalhado da fatura de energia, podem ser detectados desvios nos contratos de demanda, falha ou mau dimensionamento nos bancos de capacitores, desajustes em grupos geradores (GMG) e até mesmo o enquadramento tarifário incorreto da unidade consumidora.

IDENTIFICAR ESSES PROBLEMAS É GARANTIA DE REDUÇÃO DE CUSTOS!

Por fim, destacamos a importância da realização dos processos de manutenção preventiva e preditiva nas instalações têxteis. Pela característica da matéria prima utilizada, existe uma grande emissão de poeira e micropartículas de tecido no ambiente. Essas micropartículas, quando depositadas sobre as instalações elétricas, contribuem com o mal funcionamento e deterioração precoce dos componentes, como disjuntores e controladores. A manutenção preventiva deve ser realizada de forma contínua nas instalações gerais, e (no mínimo) anualmente nas instalações vitais, que não podem ser paradas com constância maior (a exemplo de subestações). Esses processos garantem a redução de perdas por lucros cessantes e paradas indesejadas, além de reduzir os custos com manutenções corretivas.

Lembrando que mesmo uma empresa de pequeno ou médio porte no segmento têxtil pode se beneficiar de um acompanhamento técnico especializado. Problemas simples podem se tornar grandes dores de cabeça, se não identificados e solucionados por um time capaz e qualificado.

Se interessou? Entre em contato conosco para uma consultoria técnica gratuita especializada no segmento têxtil e industrial!